top of page
Buscar
  • Ludmila Barcellos

Você conhece a poesia de Gilka Machado?


Uma mulher a frente de seu tempo, ficou conhecida como uma das primeiras mulheres a escrever poesia erótica no Brasil, também foi uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino (em 1910), que defendia o direito das mulheres ao voto. Em 1933 ganhou um concurso da revista O Malho como maior poeta brasileira do século XX. Em 1976, Jorge Amado convidou Gilka Machado para ingressar na Academia Brasileira de Letras, porém ela recusou, Gilka poderia ter sido a primeira mulher a fazer parte da ABL.


"Aquela primeira crítica (por que negar) surpreendeu-me, machucou-me e manchou o meu destino. Em compensação, imunizou-me contra a malícia dos adjetivos. Havia no meu ser uma torrente que era impossível represar: os versos fluíam, as estrofes cascateavam... e continuei, ritmando minha verdade, então com mais veemência.” (MACHADO, 1978, p.10)


Suas poesias ficarão para sempre registradas e sua memória viva. Como disse Carlos Drummond de Andrade, “Gilka foi a primeira mulher nua da poesia brasileira."


Que ela nos sirva de inspiração, para não nos cegarmos pelas críticas, que sempre virão, mas seguirmos com o que queremos e acreditamos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page